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12 de julho de 2018

Plano de internacionalização contribui para a venda de serviços fora do País


Planejamento ajuda a identificar mercados para exportação de produtos intangíveis

Responsável por apenas 15% das exportações brasileiras, o setor de serviços tem um grande potencial para expandir seus negócios mundo afora. Uma empresa exportadora diversifica os mercados em que atua e aumenta a produtividade, além de elevar a capacidade de inovação por estar em contato com as novidades internacionais. Contudo, antes de se aventurar no mercado externo, é importante que a empresa elabore um plano de internacionalização.

Esse planejamento permite que a empresa desenvolva uma estratégia adequada para atingir o seu objetivo de vender os seus serviços fora do País.

Em material desenvolvido para o setor de serviços, a cartilha O que você precisa saber para exportar, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indica que o plano de internacionalização deve conter as seguintes análises: prospecção de mercados, estudo da concorrência, análise do setor, segmentação de mercado e adaptação do serviço ao mercado-alvo. Confira a matéria completa aqui.

 

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