Notícias Fecomercio

16 de julho de 2018

Setor de turismo apresenta melhora em maio, mas resultado ainda é preocupante, avalia FecomercioSP


A Entidade, por meio do seu Conselho de Turismo, avalia que os resultados do setor estão 13,3% abaixo no comparativo com maio de 2014, momento pré-crise

O setor de turismo, analisado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), registrou, em maio, crescimento 1,9% no volume de atividade na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa é a segunda alta consecutiva, após um ciclo de 14 retrações em 13 meses. O Índice de Atividades Turísticas (IATUR) é extraído da PMS, elaborada pelo IBGE, e agrega certas atividades do turismo, como alojamento, transporte, seguros, atividades esportivas, educação, entre outros.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Turismo, ressalta que, desde o início do ano, o indicador acompanha a tendência de apresentar variações negativas cada vez menores; e entre abril e maio, com resultados positivos. No entanto, essa percepção de melhora é considerada relativa, em decorrência de uma base comparativa frágil. Para se ter uma dimensão do que foi perdido ao longo dos últimos anos, o atual patamar de atividade de turismo no Brasil está 13,3% abaixo do registrado neste mesmo mês em 2014, momento pré-crise.

Dos 12 Estados que o IBGE analisa, nove apontaram variação positiva no comparativo anual. São Paulo, que tem o maior peso no IATUR, cresceu 4,1%. No acumulado do ano, oito apontaram desempenho favorável.

Para a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, o resultado pode não ter sido mais favorável em decorrência da paralisação dos caminhoneiros. Muitas famílias deixaram de viajar e de consumir em restaurantes. Consequentemente, o turismo foi mais um dos setores da economia impactados por essa paralisação. Confira a matéria completa aqui.

 

Voltar para Notícias
Erro › WordPress