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27 de junho de 2017

Portal do Consumidor favorece transparência nas relações comerciais


Iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e dos Procons, o Portal do Consumidor é um serviço público que possibilita a negociação direta entre empresas e consumidores, fornece informações ao Estado para elaboração de políticas públicas e incentiva a competitividade visando melhorar a qualidade no atendimento.

O serviço busca a participação dos consumidores para a avaliação das empresas em quatro tópicos: índice de solução, satisfação do atendimento, reclamações respondidas e prazo médio de respostas. Indica também o total de reclamações finalizadas.

O Portal não substitui o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), mas tem o objetivo de aumentar o acesso dos consumidores à busca de soluções de conflitos não resolvidos pelos canais de atendimento das companhias.

Embora o cadastro não seja obrigatório, é de grande importância a participação das empresas, pois a adesão (gratuita) evita que as reclamações se transformem em litígios administrativos ou judiciais e demonstra transparência e desejo de melhorar suas relações de consumo. Saiba mais aqui.

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